Imprimir esta página
Quarta, 24 Outubro 2018 19:49

Sócios Remidos da ABDF

Sócios Remidos

O sócio remido é uma das categorias de associados da ABDF, que no seu artigo

           Art. 9º. estabelece que são considerados associados remidos, aqueles fundadores da ABDF e os efetivos que contribuíram, de uma só vez ou parceladamente, com importância em dinheiro. Esse tipo de associado fica dispensado definitivamente do pagamento da mensalidade estabelecida periodicamente pela Associação, mas tem todos os direitos e deveres dos demais associados. E se desejarem, podem continuar a contribuir financeiramente pagando as anuidades.

         A ABDF inicialmente contava com cerca de 10 sócios remidos, justamente aqueles que fundaram a Associação e que por determinação do seu primeiro estatuto, em 18 de setembro de 1962, ganharam o direito de serem sócios remidos. A lista dos associados remidos começa com o nome da bibliotecária Adélia Leite Coelho. Essa lista aumentou quando a ABDF se candidatou, junto a FEBAB, para trazer para Brasília, o VII CBBD, que aconteceria em 20 a 25 de julho de 1975. Na ocasião com poucos recursos para iniciar os preparativos do maior evento da área da Biblioteconomia Brasileira, a diretoria encabeçada pelo bibliotecário Anibal Rodrigues Coelho apelou para a classe bibliotecária e associados, oferecendo a oportunidade dos bibliotecários brasilienses participarem efetivamente da organização do evento. A resposta foi que muitos colaboraram com quantias variadas, dentro das possibilidades de cada um. Bibliotecários e professores se uniram para trazer o CBBD, pela primeira vez, para Brasília. E assim surgiram mais associados remidos engrossando a lista para 42 sócios remidos. 

           Hoje e sempre, é preciso lembrar e agradecer aos bibliotecários brasilienses que juntos, confiando na sua Associação, fizeram um mais lembrados CBBDs e deram a ABDF oportunidade de conseguir sua sede própria, tão desejada pela diretoria da época. E tão útil para a classe que passou a contar com espaço para encontros e cursos.

*Aqui no nosso Estatuto explica direitinho!   

Aníbal Rodrigues Coelho

Sebastião de Souza

Antônio Agenor Briquet de Lemos

Cordélia Robalinho de Oliveira Cavalcanti