Quarta, 10 Outubro 2018 19:38

Histórico

Foi fundada em 18 de setembro de 1962, teve como motivação para sua criação a luta pela regulamentação da profissão de Bibliotecário, junto ao Congresso Nacional cuja Lei foi promulgada em 30/6/62, Lei n. 4.084 regulamentando a profissão do Bibliotecário, como profissional liberal.

Vem atuando nesses 50 anos na atualização dos profissionais bibliotecários, defendendo os interesses da classe bibliotecária de Brasília, advogando pela melhoria dos serviços bibliotecários, dando assistência na criação de novas bibliotecas no Distrito Federal.

É pioneira em Brasília na capacitação de auxiliares de biblioteca, pessoal de nível médio, buscando a profissionalização de pessoal de apoio para as bibliotecas.

Anualmente oferece mais de 10 cursos de formação para auxiliares de biblioteca.

Organizou em 1975 o VIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia - CBBD, quando conseguiu adquirir sua sede própria e em 2007, pela segunda vez realizou o XXII CBBD em Brasília.

É filiada a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, e registrada no Conselho Regional de Biblioteconomia 1ª Região - CRB-1.

Em 1982 ao completar seus 20 anos de atividades, dentro das comemorações de aniversário, criou e organizou a 1ª Feira do Livro de Brasília, realizada no Centro de Convenções. Evento que se transformou na maior festa do livro e da cultura de Brasília e do Centro-Oeste. Foi homenageada em livro que conta a história das Feiras do Livro de Brasília. Seu autor é o escritor Lourenço Cazaré, com o título "O livro das Feiras do Livro de Brasília (1982-2006)."

Participa todos os anos, com estande na Feira do Livro de Brasília, onde realiza venda de livros da área, lançamentos de livros, divulga a profissão, doa livros, promove palestras e colabora com a programação cultural da Feira.

Mantém diálogo com autoridades do Governo do Distrito Federal, nas áreas de Educação e Cultura, no incentivo a criação de novas bibliotecas públicas e escolares, na manutenção das já existentes e na contratação de bibliotecários para gerência das bibliotecas.

Em outubro de 2007 participou ativamente da realização da primeira audiência pública realizada na Câmara Legislativa para discutir a situação das bibliotecas públicas e escolares de Brasília.

Presta serviço de consultoria e assessoramento a órgãos do governo e da iniciativa privada, com ou sem remuneração.

Encaminha, ao mercado de trabalho, bibliotecários e auxiliares que são contratados para órgãos públicos e instituições privadas.

A ABDF apoia projetos sociais como: “Escolas-Irmãs”, da Assessoria Especial da Presidência da República, “Varjão Cidade-Escola”, da Administração Regional do Varjão, Brasília, DF, projeto “Bibliotecas “Casa do Saber”, promovido pela Rede Gasol de Combustíveis.

Em 2011, a ABDF colabora na montagem de bibliotecas públicas, comunitárias e escolares, coordenando a seleção, separação, escolha dos livros adequados para as bibliotecas e na capacitação de pessoal que trabalha nas bibliotecas.

Atualmente é responsável pela coordenação técnica do projeto Bibliotecas Casa do Saber que já revitalizou mais de 100 bibliotecas em Brasília e no Entorno.

Participa, anualmente, das comemorações do Dia do Bibliotecário, 12 de março, em parceria com o CRB-1 e órgãos públicos e privados.

Foi promotora do evento "Biblioteconomia fazendo arte", realizado todos os anos durante as comemorações do Dia do Bibliotecário. O objetivo deste evento é mostrar outras habilidades do bibliotecário fora da sua profissão. Assim, as exposições montadas durante a Semana do Bibliotecário já expuseram trabalhos de bibliotecários pintores, artesãos, artista plástico e músicos.

Em 2018 a ABDF inovou com a organização do evento BIBLIOFEST 2018 – Livro, Leitura, Biblioteca e Comunidade, com apoio da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários – FEBAB, Conselho Federal de Biblioteconomia - CFB, Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região – CRB1, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT e Bibliotecas e Bibliotecários do Distrito Federal  como parte das comemorações do Dia do Bibliotecário (12 de março) e para divulgar a profissão, estimular o uso das Bibliotecas do Distrito Federal como espaço cultural e estimular a leitura. O evento aconteceu no Centro Cultura do Banco do Brasil – CCBB e foi aberto ao público em geral com programações para o público adulto e infantil.

A gestão atual da ABDF tem o lema “juntossomosmaisfortes” e está alinhada com a Federação Brasileira das Associações de Bibliotecários – FEBAB no compromisso das ações da AGENDA 2030 da ONU de “não deixar ninguém para trás” e tem pautado suas ações nesse sentido. Iniciamos a gestão com o Evento inclusivo BiblioFest e estamos nos organizando e estruturando para promoções de mais cursos beneficiando a classe de leitores, bibliotecários e Cientistas de Informação do DF e para promover ações culturais e sociais que fomentem a inclusão social através dos espaços de bibliotecas do DF.

Criamos em parceria com os Bibliotecários do Distrito Federal, os seguintes Grupos de Trabalho:

  • 1) Grupo de Informação e Documentação Jurídica – GIDJ (portaria anexa)
  • 2) Grupo de Bibliotecas Públicas (portaria anexa)
  • 3) Grupo de Mercado de Trabalho (em desenvolvimento)

Participamos da Festa Junina Beneficente do Núcleo Rural Casa Grande e estamos promovendo diversos cursos de capacitação e fomento aos bibliotecários e leitores.